segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Festa de S. Martinho ACROM

Amigo,
Como lá diz o ditado: "No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho", ou então, "Em dia de São Martinho mata o teu porco, chega-te ao lume, assa castanhas e prova o teu vinho".
Para comemorar o dia de S. Martinho a Associação de Cultura e Recreio de Outeiro das Matas (A.C.R.O.M.) vai celebrar o tradicional Magusto. Será no próximo dia 13 de Novembro, a partir das 15:00 horas, na sede da Associação (Junto ao Bar do Salão).
Vem participar e convida um amigo! Haverá castanhas assadas e claro, o BOM VINHO.


A história e lenda de São Martinho


São Martinho nasceu em Sabaria, na antiga província romana da Panómia – hoje Hungria –, por volta do ano 316. Era filho de pais pagãos; fez os seus estudos em Pavia, onde vivia a família e, aos quinze anos, entrou ao serviço do exército romano tendo chegado a cavaleiro da guarda imperial.

Um dia, aconteceu um facto que o marcou para toda a vida. Numa tarde chuvosa e fria de Inverno do ano 338, às portas de Amiens, Martinho seguia montado no seu cavalo, quando viu um homem muito pobre, vestido de roupas andrajosas e regelado pelo frio, que lhe estendia a mão, pedindo esmola. Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, num gesto de compaixão e de solidariedade, cortou ao meio o manto do seu uniforme militar e partilhou-o com o mendigo. Os outros soldados, seus companheiros, zombaram de tal atitude filantrópica, porque Martinho ficara com a capa rasgada. Mas, segundo reza a lenda, de imediato, a chuva e o mau tempo desapareceram, brilhando nesse mesmo instante os raios do Sol por entre as nuvens – parecia uma dia Verão! Este episódio ficou conhecido como "Verão de São Martinho".

Paulo Pereira

Associação de Cultura e Recreio de Outeiro das Matas

Sem comentários: