Feliz Páscoa
* * *
A Páscoa é o tempo de celebração de Jesus Cristo Ressuscitado. As manifestações festivas exteriores talvez façam crescer um sentimento interior na fé.
Jesus anunciou a Boa Nova do reino de Deus, o amor, o perdão e a conversão. Foi crucificado, morto e sepultado. Ao terceiro dia ressuscitou.
Como é que nos podemos aproximar do mistério da Ressurreição? Jesus Cristo ressuscitado está Vivo no meio de nós . . . mas não da maneira que podemos imaginar ou gostaríamos. Quando Jesus ressuscitado apareceu aos discípulos eles não o reconheceram . . . só os olhos da fé são capazes de O reconhecer. Por isso, as narrações dos primeiros encontros de Jesus ressuscitado com os discípulos estão tingidas por alguma dúvida que só a iluminação do Espírito é capaz de vencer.
Na tarde do domingo da ressurreição Jesus postou-se no meios dos discípulos reunidos, São Tomé não estava nesse dia e não acreditou. Passada uma semana, estando os discípulos reunidos e Tomé com eles, Jesus apareceu e pôs-se no meio deles, disse a Tomé para verificar a pessoa de Jesus, pelos sentidos físicos, para não ser incrédulo: "tu acreditaste porque viste; bem-aventurados os que acreditarem sem terem visto" Jo, 20:29. São Tomé era também chamado Dídimo. Dídimo quer dizer gémeo. Mas gémeo de quem? Gémeo, talvez meu e teu.
* * *
No período da Páscoa, este ano (31 março 2013) houve abundância de água em muitos sítios. As imagens abaixo documentam o nível atingido na nascente do Agroal, sítio emblemático do concelho e lugar outrora frequentado por muita gente do Outeiro para natação e banhos.
Sem comentários:
Enviar um comentário