quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Dia de Todos os Santos


O Dia de Todos os Santos é também, segundo a tradição, o "dia do Bolinho". É uma tradição cristã com origem antiga. Nasceu, talvez, como celebração do fim das colheitas em cada ano à qual se juntou o ideal de partilha por parte dos proprietários para com os servos. No Outeiro ainda se mantém a tradição do "Bolinho" e muitas donas de casa fazem o bolinho para partilhar com os outros membros da família e amigos. Está a chegar a altura de decidir se vai fazer o bolinho. Faça os planos, veja o que precisa, faça a lista e compre o que é necessário. Convidam-se os/as leitores/as a enviar a receita que têm para fazer os bolos. Clique para enviar o comentário e escreva os ingredientes e modo de preparação dos bolos, isto é, a sua própria receita. O serradeaire e os outros leitores agradecem.

4 comentários:

Anónimo disse...

O meu bolinho
Ingredientes:
1 Quilo de Farinha; 12 Ovos; 1 dl Azeite; Canela, qb; 1 Cálice Aguardente; Fermento de Padeiro; Sal; 350 Gramas Açúcar; 250 Gramas Margarina; Raspa de Limão, qb.
Preparação:
Mistura-se o fermento num pouco de água morna. Aquece-se o azeite com a margarina e adiciona-se à farinha. Partem-se os ovos e misturam-se com a farinha. Amassa-se tudo e misturam-se os restantes ingredientes. Poderá adicionar ainda passas de uva ou outros frutos secos. Amassa-se muito bem. A massa não deve ficar muito mole. Deixa-se levedar. Tendem-se os bolos, pincelam-se com ovo e levam-se ao forno para cozer.

Anónimo disse...

Hoje em dia o ideal do bolinho e de uma partilha de alimentos encontram-se desvirtuados pelos interesses e pelo consumismo. Por isso é bom relembrar a origem da tradição do bolinho, também conhecida por Pão por Deus.

Unknown disse...

Tia Angelina eu vou seguir direitinho a sua receita se sair bem é porque eu sei se sair mal a culpa é sua...estou a brincar mas a sério eu vou fazer estes bolinhos porque me pareceu uma receita muito boa. Agradeço. Já agora não pode mandar um bolinho?? Estou novamente a brincar.

Anónimo disse...

Eulália, fiz um bolinho a contar consigo, logo lhe o faço chegar,só um, os outros já foram entregues, veja a imagem. Na preparação da massa, a partir de certa altura, a quantidade de farinha e ovos, passa a q.b. Espero que os seus bolinhos tenham saído bem e possa repetir e aperfeiçoar.