quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Festa de S. Bernardo 2012



Realizou nos dias 5 e 6 de Agosto, no Outeiro das Matas, a Festa em Honra de S. Bernardo conforme o programa, previamente, anunciado. Pelas 11 horas de domingo teve lugar a missa solene, celebrada pelo pároco, padre Pedro Ferreira, seguida de procissão em que S. Bernardo, acompanhado por Santo António e Nossa Senhora de Fátima, deixou o interior da capela e veio junto das pessoas, das suas casas, das ruas, dos campos e de toda a natureza, para os abençoar e dar um sentido cristão ao trabalho de todos os dias, simbolizado nas oferendas dos andores e das fogaças cheios de bolos, de doces e de outros produtos da terra e do trabalho que são oferecidos como sinal de louvor e de Acção de Graças a Deus criador e senhor da vida.
Durante a missa foi evocada a data em que pela primeira vez foi celebrada a missa nesta nova capela do Outeiro das Matas, no dia 22 de Julho de 1962, cujo cinquentenário ficou assinalado por uma placa colocada à entrada e pela bênção de um novo ambão para o missal.
Durante a tarde de domingo o grupo de Gaiteiros de Carregueiros – “Os Fundadores” – animou o arraial tendo de seguida actuado o Rancho Folclórico do Pinheiro e Cabiçalva com o grupo juvenil e sénior que presenteou toda a gente com as suas danças e música popular e tradicional. À noite actuou o Grupo Musical Banda T.
No dia 6, segunda-feira, houve missa celebrada pelo padre Pedro Ferreira, às 17 horas, e manteve-se a animação do dia anterior no convívio e no arraial, tendo actuado à noite o grupo musical FV MUSIC que encerrou os festejos, já de madrugada.
Esteve sempre aberto um bom serviço de bar e restaurante, a quermesse dinamizada pela Daniela Santos, Paulo Jorge, Daniel Gonçalves e Patrícia Oliveira e a Capitasca dinamizada pelo grupo de jovens. A Comissão da Capela e Comissão de Festas é a seguinte: Juiz – Joel Reis, escrivão – Ricardo Reis e tesoureiro – Albertino Pereira.
Apesar da crise que afecta todos, muitas pessoas participaram com alegria e boa disposição. A população das Matas, os emigrantes, as pessoas do Outeiro e outras pessoas em particular ofereceram andores e fogaças que deram colorido e sabor à festa.
Apresentamos abaixo algumas imagens da Festa de S. Bernardo.













Sem comentários: