domingo, 20 de abril de 2014

Ressurreição de Jesus (Páscoa, domingo, 20 abril 2014)


O que os primeiros testemunhos disseram é que ele continuava vivo, de outra forma. De facto ninguém viu o momento da ressurreição de Jesus. O que aconteceu foi que muitas pessoas contaram que tinham visto Jesus ressuscitado. Portanto, trata-se de uma questão de testemunho ao qual se dá crédito ou não.
O medo que os discípulos sentiam desapareceu quando Jesus Ressuscitado se apresentou no meio deles e uma alegria imensa inundou-os. Esta alegria nunca mais seria perdida mesmo nos tempos de perseguição e martírio.
Há um jornalista francês, Jacques Duquesne, que trabalhou muito a questão religiosa e que escreve: "A história não poderá dizer se Jesus está vivo, ou se, pelo contrário, morreu para sempre no dia 7 de Abril do ano 30. O que se pode dizer, porém, é que se passou alguma coisa naqueles dias. Um acontecimento que, abalando aqueles homens e aquelas mulheres, abalou o mundo."
De facto, não sabendo exactamente o que se passou, sabemos que se passou alguma coisa de tão extraordinário que aquelas mulheres, primeiro, depois os homens, ficaram, de facto, abalados nos seus alicerces, na sua forma de estar, que era de resignação desde há dias.
Obviamente não é fácil acreditar nisto, sendo algo de difícil aceitação à luz do que é a racionalidade simples. Obviamente há que dar um passo e esse passo só a Fé o pode dar. Mas o que é facto é que esse passo tem um alicerce nesses testemunhos, nessa gente que viu alguma coisa que as abalou.
Penso que esse testemunho – de adesão a uma palavra, a uma pessoa, a uma forma de viver – é o grande testemunho da ressurreição. Se não é fácil acreditar na ressurreição, também não é fácil aderir a esse testemunho, mas ele é sem dúvida a exigência maior do Cristianismo e da fé em Jesus.
(António Marujo, 53 anos. Jornalista e escritor)

Domingo de Páscoa, 20abril2014
imagens abaixo: Procissão de Jesus Ressuscitado em Ourém-Castelo e repetição da sessão musical apresentada no dia 30mar2014, na reabertura do Bar ACROM remodelado:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

3 comentários:

Anónimo disse...

O meu comentário tem a ver com o letreiro aposto sobre a porta de entrada do Bar ACROM.
Todos saberão que estão no Outeiro, certo? Mas poucos saberão o que é a sigla ACR. Portanto, proponho que o letreiro contenha só a seguinte inscrição: Associação Cultural e Recreativa.

Outeiro disse...

Este Blogue saúda os dois santos da Igreja Romana, os Papas João XXIII e João Paulo II, canonizados no dia 27 abril 2014, em cerimónia na Basílica de São Pedro, Vaticano, Roma.

Anónimo disse...

Duas observações/informações sobre o processo de canonização:
1 . Pessoas envolvidas numa canonização: uns 24 funcionários permanentes na Congregação para as Causas dos Santos, 14 advogados de defesa, 2 promotores da fé, 20 cardeais, 10 relatores, 228 postuladores adscritos, 70 consultores, muitos peritos em diferentes assuntos, vários notários. Pode-se, pois, imaginar as somas de dinheiro que esta parafernália burocrática custa

2. Análise retrospectiva: de 1938 casos examinados de santos canonizados, 78% pertenceram à classe alta, 17% à classe média e só 5% à classe baixa.