domingo, 6 de março de 2016

VI prova de vinhos – ACROM - 2016


A Associação de Cultura e Recreio de Outeiro das Matas organizou a VI Prova de Vinhos, na sua sede, com a participação de catorze produtores de Outeiro das Matas e de algumas povoações vizinhas pertencentes, principalmente, à freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, Atouguia e Fátima. Fizeram parte do júri Manuel Lagoa, Joaquim Gonçalves, Nuno Filipe e José Manuel, que puseram à prova a sua experiência, os seus conhecimentos sobre vinhos e a sua capacidade de degustação para elegerem o melhor vinho.
Ao almoço foi servido um prato da gastronomia tradicional – “Sopas de Verde” – e grelhada mista.
Seguiu-se uma palestra pelo Enólogo António Lopes que explicou de forma clara e simples tudo o que diz respeito à produção do vinho medieval de Ourém, região de origem demarcada e as características que são tidas em conta na apreciação e degustação do vinho para ser catalogado.
Por último, todas as pessoas que o desejaram, puderam degustar os vinhos apresentados a concurso e procedeu-se à atribuição dos certificados aos membros do júri e aos concorrentes. A medalha de prata foi atribuída ao vinho do produtor Francisco da Silva Pereira de Outeiro das Matas e a medalha de ouro ao vinho do produtor Joaquim de Oliveira Pereira de Vilar dos Prazeres. A todos os outros concorrentes foi atribuída a medalha de bronze.




Sem comentários: