Paris2024
O senhor bispo da diocese Leiria-Fátima celebrou Missa na igreja de Outeiro das Matas, paróquia de N S das Misericórdias, Ourém, no dia 13 de julho de 2024, às 16h00. Co-celebraram com o senhor bispo cinco sacerdotes: Padre Joaquim, administrador da paróquia; Padre Artur Oliveira, colaborador na paróquia; Padre António Pereira, antigo capelão nas celebrações dominicais; Padre André, reitor do seminário Verbo Divino; Padre Glorio Fernandes, colaborador na paróquia.
A celebração desta Eucaristia “de ação de graças”, presidida pelo senhor bispo, marcou de modo festivo, a reabertura da igreja de Outeiro das Matas, depois de um período de cinco meses em que esteve encerrada por motivo de obras de requalificação no espaço interior. A assembleia de fiéis que participaram nas cerimónias encheu a igreja, pessoas do Outeiro ou com ligações ao Outeiro. Estavam presentes pessoas com funções na administração autárquica, incluindo os senhores presidentes da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia. Pode dizer-se que o senhor bispo e os co-celebrantes, bem como as entidades autárquicas e toda a assembleia estavam a viver um momento alto das suas vidas ao serem acolhidos nesta igreja do Outeiro das Matas agora requalificada, um espaço novo e convidativo para o qual cada um tinha dado algo de si.
O processo para realização das obras iniciou-se por proposta
de requalificação do interior da igreja de São Bernardo, no Outeiro das Matas, elaborada pela Comissão das Obras e
aprovada pelo pároco, Padre Pedro Ferreira, no ano 2020. As obras tinham por objetivo, melhorar a disposição da capela-mor, remodelar o teto, paredes e janelas, iluminação e acústica.
Seguiu-se a elaboração do projeto de remodelação e plano para as obras de requalificação pelo
arquiteto Humberto Dias e o pedido da licença à Câmara Municipal. A licença
para a obra foi possível só depois de organizar o cadastro e registo do
edifício da igreja, que ainda estava em falta. Depois de emitida a licença, a realização
da obra foi posta a concurso público, nos termos legais e adjudicada à empresa
Concroc. A empresa concluiu os trabalhos dentro do prazo e entregou a obra concluída dez dias antes da
data de reabertura da igreja, tempo para repor mobiliário e limpezas.
Notas:
1. Nas palavras finais do senhor bispo e também nas intervenções do Nelson Matos da Comissão das Obras e do senhor Presidente da Câmara Municipal houve agradecimentos ao trabalho e empenho de muitos e citação dos vários apoios, nomeadamente por parte das autarquias.
2. Lembrou-se com emoção o trabalho na paróquia do senhor Padre Pedro Ferreira (4out1966-15jan2024) e o seu empenho para a realização da obra de requalificação da igreja do Outeiro das Matas.
3. Comissão das obras: Nelson Matos, António Pereira da Silva, Daniel Gonçalves, Fernando Paulino, Martinho Reis, Virgílio Pereira.
4. O advogado Dr. Agostinho deu ajuda na legalização e licenças das obras.
5. O senhor Padre António Pereira merece um agradecimento especial. Foi capelão durante muitos anos e foi ele quem deu uma importante ajuda para concluir as obras da igreja no ano 1969, ano em que o senhor bispo Dom João Pereira Venâncio sagrou a igreja do Outeiro.
***
A seguir à cerimónia de 'ação de graças' o grupo coral 'essence voices' fez uma atuação, apresentando vários cânticos do seu reportório.
(apresentamos imagens dos eventos, abaixo; pedimos desculpa pela baixa qualidade)
Blogue dedicado ao Outeiro das Matas.