segunda-feira, 15 de julho de 2024

Dom José Ornelas presidiu a Eucaristia no Outeiro das Matas, Ourém

 

 O senhor bispo da diocese Leiria-Fátima celebrou Missa na igreja de Outeiro das Matas, paróquia de N S das Misericórdias, Ourém, no dia 13 de julho de 2024, às 16h00. Co-celebraram com o senhor bispo cinco sacerdotes: Padre Joaquim, administrador da paróquia; Padre Artur Oliveira, colaborador na paróquia; Padre António Pereira, antigo capelão nas celebrações dominicais; Padre André, reitor do seminário Verbo Divino; Padre Glorio Fernandes, colaborador na paróquia.

A celebração desta Eucaristia “de ação de graças”, presidida pelo senhor bispo, marcou de modo festivo, a reabertura da igreja de Outeiro das Matas, depois de um período de cinco meses em que esteve encerrada por motivo de obras de requalificação no espaço interior. A assembleia de fiéis que participaram nas cerimónias encheu a igreja, pessoas do Outeiro ou com ligações ao Outeiro. Estavam presentes pessoas com funções na administração autárquica, incluindo os senhores presidentes da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia. Pode dizer-se que o senhor bispo e os co-celebrantes, bem como as entidades autárquicas e toda a assembleia estavam a viver um momento alto das suas vidas ao serem acolhidos nesta igreja do Outeiro das Matas agora requalificada, um espaço novo e convidativo para o qual cada um tinha dado algo de si.

O processo para realização das obras iniciou-se por proposta de requalificação do interior da igreja de São Bernardo, no Outeiro das Matas, elaborada pela Comissão das Obras e aprovada pelo pároco, Padre Pedro Ferreira, no ano 2020. As obras tinham por objetivo, melhorar a disposição da capela-mor, remodelar o teto, paredes e janelas, iluminação e acústica. Seguiu-se a elaboração do projeto de remodelação e plano para as obras de requalificação pelo arquiteto Humberto Dias e o pedido da licença à Câmara Municipal. A licença para a obra foi possível só depois de organizar o cadastro e registo do edifício da igreja, que ainda estava em falta. Depois de emitida a licença, a realização da obra foi posta a concurso público, nos termos legais e adjudicada à empresa Concroc. A empresa concluiu os trabalhos dentro do prazo e entregou a obra concluída dez dias antes da data de reabertura da igreja, tempo para repor mobiliário e limpezas.


Notas: 

1. Nas palavras finais do senhor bispo e também nas intervenções do Nelson Matos da Comissão das Obras e do senhor Presidente da Câmara Municipal houve agradecimentos ao trabalho e empenho de muitos e citação dos vários apoios, nomeadamente por parte das autarquias.

2. Lembrou-se com emoção o trabalho na paróquia do senhor Padre Pedro Ferreira (4out1966-15jan2024) e o seu empenho para a realização da obra de requalificação da igreja do Outeiro das Matas.

3. Comissão das obras: Nelson Matos, António Pereira da Silva, Daniel Gonçalves, Fernando Paulino, Martinho Reis, Virgílio Pereira.

4. O advogado Dr. Agostinho deu ajuda na legalização e licenças das obras.

5. O senhor Padre António Pereira merece um agradecimento especial. Foi capelão durante muitos anos e foi ele quem deu uma importante ajuda para concluir as obras da igreja no ano 1969, ano em que o senhor bispo Dom João Pereira Venâncio sagrou a igreja do Outeiro.

***

A seguir à cerimónia de 'ação de graças' o grupo coral 'essence voices' fez uma atuação, apresentando vários cânticos do seu reportório.

(apresentamos imagens dos eventos, abaixo; pedimos desculpa pela baixa qualidade)









Imagem acima mostra o interior da capela anterior a fevereiro de 2024. Termo de comparação para as imagens recolhidas a partir de 13jul2024.
Imagem da capela captada em 11jul2024, onde se vêem os dois holofotes de iluminação da fachada.
Acima, imagem da capela antiga, primeira capela de São Bernardo no Outeiro das Matas, imagem captada em 11jul2024. Terá sido construída nos anos 1600, pelo senhorio de uma Quinta, para cerimónias de culto destinadas ao servos. Primeiro dedicada ao Anjo da Guarda. Foi profanada pelas invasões francesas. Esteve ao abandono, na fase de anti clericalismo político do Aguiar. Reabilitada por volta de 1900.
O interior da capela a partir das obras de requalificação, descerradas em 13jul2024.

*     *     *
Abaixo, o texto da notícia divulgada pelo serviço de informação do município de Ourém, 13 jul 2024, e que também o boletim diocesano divulgou, com alguns retoques, dias mais tarde:

Capela de São Bernardo em Outeiro das Matas reabre após obras de requalificação

A Capela de São Bernardo, situada em Outeiro das Matas, Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, reabriu hoje, 13 de julho, após a conclusão das obras de requalificação. A cerimónia de reabertura começou com uma celebração da Santa Missa, presidida pelo Bispo da Diocese de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, seguida do descerramento da placa de inauguração da requalificação.
O evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, dos vereadores Humberto Antunes, Isabel Costa e Micaela Durão, e do Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, Luís Oliveira. Após a liturgia, o grupo coral Essence Voices brindou os presentes com um concerto, encerrando a cerimónia.
As obras de remodelação interior da Capela de São Bernardo foram realizadas com o apoio financeiro decorrente de um Protocolo de Colaboração entre o Município de Ourém e a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, no valor de 104.965 euros. Este investimento permitiu a revitalização do património religioso da região, num processo que demorou cerca de 4,5 anos a concluir.
Após o descerramento da placa, Luís Miguel Albuquerque mencionou que a capela apresentava problemas térmicos e acústicos, bem como a necessidade de remodelação de alguns elementos do altar. O Presidente destacou ainda o esforço conjunto da paróquia, Município, Junta e demais pessoas envolvidas no processo.
Durante a cerimónia, houve uma homenagem ao falecido Padre Pedro Ferreira, Pároco de Nossa Senhora das Misericórdias e um dos grandes dinamizadores desta intervenção.
A reabertura da Capela de São Bernardo representa um momento importante para a comunidade local, oferecendo um espaço renovado para as celebrações religiosas, enriquecendo o património cultural e histórico do concelho.
No final, a comunidade partilhou um lanche, celebrando este dia especial. "

1 comentário:

Anónimo disse...

1. Os quadros da Via Sacra, dispostos na nave antes das obras, não se enquadram nos rearranjos, melhor não serem repostos, não foi planeado. 2. A remodelação das janelas alterou para pior a iluminação natural do interior da capela. Não se pode ter tudo mas aumenta o consumo de energia. 3. Os arranjos da requalificação trazem trabalhos acrescido quando houver necessidade de limpar paredes, tetos, bancos. Alguma limpeza vai requerer trabalho e meios especializados. 4. Foi bom terem retirado os vasos com plantas do interior da capela, de aplaudir. Espero que não voltem a coloca-los. 5. A substituição da Cruz com o corpo de Jesus crucificado também foi um trabalho bem conseguido, de aplaudir.